Danças na música?

É uma realidade sair para dançar e ver muita gente a dançar salsa, bastante bem até, mas sem prestar muita atenção aos tempos musicais. Inicialmente pode parecer uma tarefa quase impossível identificar o tempo em que devemos começar a marcar a base, mas não é. De facto, é necessário ouvir salsa com alguma frequência para começar a desenvolver o ouvido para esta.

Em Portugal é comum dançar-se em 1 (um), ou seja, iniciar a base da salsa nesse tempo, como ilustra a imagem (base do homem):


Como é visível, a base da salsa é composta por oito tempos musicais, que se distribuem por dois compassos quaternários.
É, também, importante frisar que, apesar de em Portugal não ser comum, existem muitos estilos diferentes, tais como o Nova Iorquino, o Porto Riquenho, entre outros, e que dançar em 1 não é a única forma "correcta" de dançar, também é bastante popular dançar-se em 2, por exemplo.

Assim sendo, para identificar o tempo 1 na salsa, podemos servir-nos das batidas da clave, do som mais forte (frequentemente, na voz, no baixo e nos instrumentos de sopro) e/ou tentar identificar um padrão sonoro/frase melódica que se vai repetindo ao longo da música e iniciar a base quando este começa.

A clave (ver imagem), um instrumento composto por dois "paus de madeira" que se batem um contra o outro, estrutura o ritmo da salsa. A sua batida divide-se em duas partes: uma destas composta por duas batidas e a outra por três. Esta pode bater num esquema de 2+3 ou de 3+2, apesar de, actualmente, o esquema 2+3 ser o mais comum (ver esquema).

1
2
3
4
5
6
7
8


*
*


*

*

*

Bons treinos de ouvido :).

Google