Salsa: nivelador social?
Sem querer generalizar, acho que é um facto que vivemos bombardeados com aparências e futilidades. Talvez algumas pessoas encontrem no seio da familia os valores que são verdadeiramente importantes, e claro que todos temos amigos de quem gostamos e que gostam de nós pelo verbo "ser" e não pelo verbo "ter". Mas a nível geral, hoje em dia é dada muita importância à aparência e aos aspectos materiais.
Acho que a Salsa, e o mundo salseiro, numa coisa são uma lufada de ar fresco: não é importante quem é Doutor, não valem mais as pessoas que têm mais dinheiro, não são melhores os que são bonitos e elegantes.
Acho que por vezes nos esquecemos, porque já o consideramos natural, aquilo que ainda é surpresa para muita gente: um salseiro não tem mais sucesso por ter um porshe à porta, nem é mais valia ser o Director da empresa xyz; uma salseira não tem mais convites por ter um corpinho top model, nem por ter pais ricos.
Na salsa vale a pena o esforço que fazemos por aprender e por nos aperfeiçoar-mos, porque é isso que os outros vão ver em nós. Na salsa, o sorriso conta, o olhar conta, a delicadeza conta, a simpatia conta.
Na salsa demonstramos mais o que somos, e não o que temos. E é por aí que somos valorizados.
Eu gosto!