Reportagem: Next Stop Aveiro




Um convite para dançar é, quase sempre, irrecusável. Mas quando este vem de dois grandes amigos, que nos desafiam para um fim-de-semana dançante em Aveiro, o convite torna-se, para alem de irrecusável, irresistível.
Os escassos kilómetros entre o Porto e Aveiro estavam recheados de expectativas relativos a noite que se avizinha. Afinal a vontade de fazer o gosto ao pé era tanta, que o tempo parece que voava.
Depois, de um belíssimo jantar na Barra, a próxima paragem era o Mama Inês. Não, por mais estranheza que este nome lhe possa causar, não faça interpretações falaciosas. Passo a explicar. O Mama Inês é um bar em Aveiro, totalmente Cubano. A música latina que se ouve nas esplanadas tornam a entrada inevitável. A partir do momento em que entramos, no Mama Inês é como se nos entregassem um passaporte ilimitado para Cuba. A música, a decoração, e a alegria transportam-nos para o outro lado do atlântico. È como se, por magia, nos encontrássemos num típico bar de Havana.
Depois de “dois dedos de conversa”, já estávamos preparados para outro rumo. Este que nos levou a uma noite alegre, e acima de tudo, muito bem passada: o Azucar & Salsa.
Talvez o espaço que conheço com melhor ambiente, onde a salsa é mesmo a rainha da noite. O ambiente espelha alegria, animação, e tudo aquilo que os amantes da dança procuram quando saem para dançar. Mal chegamos ao espaço, “saltamos”, logo, para a pista. Dançamos, dançamos, dançamos… Penso que a opinião é unânime entre todos: foi uma grande noite. Estivemos, ininterruptamente, a dançar durante toda a noite. Parávamos apenas para nos refrescar com algumas bebidas, pois afinal a noite estava quente. O tempo também ajudou foi um fim-de-semana muito solarengo, e a noite estava bastante agradável. Mas regressando ao Azucar & Salsa. Neste espaço parece que tudo foi pensado ao pormenor. Com o aspecto de uma “ cabana cubana”, o interior é decorado com cores intensas. Os chapéus dos funcionários do bar advinham que tudo foi pensado. A música, sempre convidativa, tornava-se irresistível.
Com o final da noite, era tempo para descansar.
Em casa do Pedro e da Fernanda esperavam-nos mais alguém. Trata-se dos gatideos e do canito da Nanda. Ganhei particular empatia com o Igor, com quem dormi. Descansem o Igor é o cão da Nanda. Como adoro bichos senti-me em casa. Aliás, como durante todo o fim-de-semana. O meu muito obrigada ao Pedro e à Fernanda pelo carinho com que nos receberam.
Depois, de uma noite bem dormida. Ainda havia um dia cheio para descobrir. Depois de um pequeno-almoço já tardio, fomos passear pelas ruas de Aveiro. O que é certo é que já fui muitas vezes a Aveiro, mas sempre que lá vou fico sempre surpreendida. Sem duvida, das minhas cidades de eleição. Seguiu-se um bom almoço, no Fórum Aveiro. No inicio da tarde, o sol e o calor convidavam um passeio à beira mar. Agora com um novo elemento: a Teresa, amiga do Marco. Lá fomos. Durante a caminhada conversamos, apreciamos o mar, e até serviu para ouvir uns piropos, que despertou a gargalhada. Foi um final de tarde fantástico. Adorei. Mas o relógio não pára e, eu tinha que me fazer à estrada, porque as 21 horas, esperava-me um concerto da Gal Costa em Braga. Numa frase: um fim-de-semana espectacular.

Google