O início...




O início... de algo que já julgava não ser possível: da reunião de todos os que amam a dança pelo que ela é e representa nas nossas vidas, sem olhar a escolas ou professores, ou seja, o início de uma era promissora, em que todos podemos partilhar conhecimentos e formas de expressão sem sobrevalorizar ou menosprezar outras...


Assim, Pedro e Fernanda, congratulo-vos e agradeço-vos a oportunidade de estar ao vosso lado num sonho que temos em comum e há muito... unir os dançarinos esquecendo a cor da camisola que vestem, pondo de lado rivalidade quase seculares e, sobretudo, alertar as consciências para que não se deixem cair no erro de acreditar na supremacia de uma escola sobre outras...

Apresento-me resumidamente dizendo quetenho 24 anos, estou a acabar a licenciatura em Psicologia, frequento Danças de Salão com o (grande) Prof.Zacarias Machado e a reconhecida e brilhante Prof.Carla Machado e de Latino-Americanas com o Prof.Nelson Plácido, tendo este acabado por me conferir a luz que e guia no caminho da Salsa e as suas infinitas particularidades e formas.

Hoje encontro-me vinculada ao núcleo da Academia de Expressão, sediada no conhecido e reconhecido Latin Passion, espaço que pôs um fim às rivaladades entre Escolas e Professoras, criando este clima d harmonia do qual, finalmente e felizmente todos podemos usufruir...

Louvando a iniciativa, administradores, participantes e visitantes deste blog, todos unidos por um bem superior, a dança, deixo-vos até muito breve e, espero eu sempre com(boas) novidades!!!

Tudo de bom,


Vânia Rodrigues

Mi Guapa!



A noite passava vagarosa… As cortinas esvoaçavam por causa de um vento abafado!
Levantou-se da cama, vestiu a melhor camisa, engraxou os sapatos de cordão e perfumou-se! Seguiu, caminho a cantarolar: “Elle vit la salsa.. .Elle vit la salsa… , numa voz grossa, rouca e quente. A mesma, que tantas vezes calara.


Esta noite seria diferente, ”Mi guapa”!


Entrou no clube que considerava um paradoxo interessante (velho nas paredes, jovem na aragem) e retirou o chapéu para cumprimentar o porteiro. Acendeu o charuto e de um trago na cuba, olhou à sua volta. Lá estava ela… Morena de coxa grossa, descoberta por um vestido contrastante! Sorridente! Caliente!
Excitava-o admirar o passo firme com os gestos dóceis. .. quase submissos, quase ofensivos!
Deixou o charuto e seguiu em direcção a ela. Agarrou-a pela cintura, fê-la rodopiar sobre si… Desnorteou-a … Puxou-a, afastou-a, perseguiu-a, enlouqueceu-a, num roçar de pernas profundo, promissor e desconcertante!


E as baquetas apressaram o ritmo, os guitarristas dedilharam com afinco e os cantores trautearam a sede, o desejo, a paixão!


Os corpos, esses rodavam pela sala velha do clube jovem, sempre mais juntos, cada vez mais, apenas um!


E quando o dia nasceu… A boca permaneceu calada, por outros motivos, quem sabe… Os corpos tinham sido sugados de um trago… e a musica parecia impenetrável, infindável e eterna. Como eterna é a experiência de uma paixão cubana, ao som de uma salsa mágica, numa forma de estar particular.

Esta noite foi diferente, mi guapa!

Informação: Onde dançar em Braga?


Discoteca POPULUM
no Campo da Vinha
Noites Latinas: Sextas
Noites Danças de Salão: Sextas e Sábados



LP - LATIN PASSION
em Ferreiros, junto ao restaurante "Gauchão"
Noites Latinas: Quintas, Sextas (pista comercial) e Sábados
Noites Danças de Salão: Sextas



HABANA te
em S.Vítor, em frente à Livraria Minho
Noites Latinas: Sextas



Discoteca LAGAR'S
em Amares
Noites Latinas: Sábados no 3º piso


Faltando algum local onde se possa dançar salsa, ou se tiver alguma informação incorrecta, é só dizer que se faz a correcção. Deixe aqui a sua sugestão.

Temperos!

Aqui há dias, estava em casa do meu padrinho, um jovem de 82 anos e enquanto fazia o almoço, íamos falando das minhas actividades, entre outras coisas... não estou certa, mas quase garanto que era quinta feira(latin passion), porque às duas por três, digo:

- Eu quero é SALSA! Hoje há Salsa!

Resposta do padrinho:
- Salsa, filha?!? Não... mete antes aquele tempero das saladas que está a chover muito, lá fora...

A verdade é que para todos os efeitos... Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adopção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor".

Bj***

Informação: Filme "El Cantante"

Filme "El Cantante" com estreia nacional prevista para 20/09/2007. Este filme retrata uma das figuras mais emblemáticas da salsa, o cantor porto-riquenho Hector Lavoe.

Tendo como principais actores Marc Anthony e a sua mulher Jeniffer Lopez, este filme é aguardado com muita expectativa pela comunidade salseira.

Xico Barata ao vivo no LP

Olá a todos!

Aproveito para anunciar que no próximo dia 14 de Julho, o Latin Passion vai apresentar o cantor africano Xico Barata, naquela que será uma excelente noite afro-latina.





Apesar de ainda não estar a funcionar na sua totalidade deixo aqui o link para a página oficial do cantor:
- http://www.xicobarata.com/
- http://www.inforarte.com/xico.barata/

14 de Julho
Noite Afro-Latina no Latin Passion
Xico Barata ao Vivo





Informação: Semana da Dança em Guimarães


Entre os dias 9 e 14 de Julho, a cidade de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, acolhe a 14ª edição da SEMANA DA DANÇA.

As inscrições já se encontram abertas e serão aceites, por ordem de chegada, até ao dia 30 de Junho.

Para saber estas e outras informações sobre a Semana da Dança, consultar:
http://www.ccvf.pt/

Shall we dance? Where?...


Vou ser sincera, quando pensei em escrever este mês sobre um local para dançar, pensei como é óbvio no “Azucar e Salsa”, depois de umas mini férias fantásticas e de um ambiente super acolhedor, onde fomos magnificamente recebidos pelo DJ Karlus e tivemos a sorte de ter uma noite com o DJ Hugo Leite, enfim palavras para quê… Tudo que se possa dizer é pouco… (Repito em tudo as palavras de Sofia Fernandes). Aconselho vivamente a quem for a Aveiro, a fazer uma visita obrigatória a este espaço magnifico, que nos leva a uma realidade paralela, numa cabana em madeira, e toda uma envolvente tropical. Enfim… Caliente... Salsero...


No final das férias lá regressamos a casa e, para fazer a vontade a alguns dos nossos amigos das danças de salão e latinas e também para matar saudades das danças de salão, que nisso o local é magnifico e não há melhor… lá fomos até ao Populum, após vários meses de ausência...


Esta discoteca é um espaço de Danças de Salão por excelência, e, nesse sentido magnífico, poderá dizer-se imbatível. O salão de dança é espaçoso, com mesas espalhadas, para descanso entre danças, afinal a noite começa cedo, às 22h já existem vários bailarinos ávidos de dança; a decoração é sóbria e com espelhos nas paredes que nos dá, para além da possibilidade de correcção de posturas durante as aulas, uma ilusão de infinidade; o soalho de madeira sempre impecável, que facilita algumas danças e permite levar sapatos apropriados; música variada e um ambiente bastante positivo, podemos dançar ao som das músicas mais modernas ou algumas músicas fantásticas retiradas do fundo dos "baús".

Neste local pode dançar-se ou observar alguns grandes bailarinos, pares de competição, professores, etc... (Afinal só ver já é um prazer, um salão com tantos bailarinos e amantes da dança vale a pena...).

É um ambiente muito familiar, um local de encontro, para que gosta de danças de salão, é sem duvida, um local de referência para os apreciadores desta modalidade.
Sem esquecer um ponto tão importante que foi a proibição de fumar neste local... Já visitei vários espaços, mas para danças de salão, este é, sem dúvida, o melhor local para ir...
Os empregados são simpáticos e vale a pena mesmo visitar...
Para quem dança clássicas o Populum é paragem obrigatória.
Esta é a minha crónica do mês de Junho em que deixo um sincero Parabéns ao espaço “Azucar e Salsa” ... Mais uma vez repito que esta é uma paragem obrigatória...
Eu voltarei de certeza... Em Julho lá estaremos outra vez...

Quanto ao "Populum", a área das Danças de Salão é magnífico... o melhor em clássicas, sem dúvida... as latinas... bem é melhor não falar...

Fico a aguardar as tão famosas e prometidas novidades para Setembro. 

Reportagem: Next Stop Aveiro




Um convite para dançar é, quase sempre, irrecusável. Mas quando este vem de dois grandes amigos, que nos desafiam para um fim-de-semana dançante em Aveiro, o convite torna-se, para alem de irrecusável, irresistível.
Os escassos kilómetros entre o Porto e Aveiro estavam recheados de expectativas relativos a noite que se avizinha. Afinal a vontade de fazer o gosto ao pé era tanta, que o tempo parece que voava.
Depois, de um belíssimo jantar na Barra, a próxima paragem era o Mama Inês. Não, por mais estranheza que este nome lhe possa causar, não faça interpretações falaciosas. Passo a explicar. O Mama Inês é um bar em Aveiro, totalmente Cubano. A música latina que se ouve nas esplanadas tornam a entrada inevitável. A partir do momento em que entramos, no Mama Inês é como se nos entregassem um passaporte ilimitado para Cuba. A música, a decoração, e a alegria transportam-nos para o outro lado do atlântico. È como se, por magia, nos encontrássemos num típico bar de Havana.
Depois de “dois dedos de conversa”, já estávamos preparados para outro rumo. Este que nos levou a uma noite alegre, e acima de tudo, muito bem passada: o Azucar & Salsa.
Talvez o espaço que conheço com melhor ambiente, onde a salsa é mesmo a rainha da noite. O ambiente espelha alegria, animação, e tudo aquilo que os amantes da dança procuram quando saem para dançar. Mal chegamos ao espaço, “saltamos”, logo, para a pista. Dançamos, dançamos, dançamos… Penso que a opinião é unânime entre todos: foi uma grande noite. Estivemos, ininterruptamente, a dançar durante toda a noite. Parávamos apenas para nos refrescar com algumas bebidas, pois afinal a noite estava quente. O tempo também ajudou foi um fim-de-semana muito solarengo, e a noite estava bastante agradável. Mas regressando ao Azucar & Salsa. Neste espaço parece que tudo foi pensado ao pormenor. Com o aspecto de uma “ cabana cubana”, o interior é decorado com cores intensas. Os chapéus dos funcionários do bar advinham que tudo foi pensado. A música, sempre convidativa, tornava-se irresistível.
Com o final da noite, era tempo para descansar.
Em casa do Pedro e da Fernanda esperavam-nos mais alguém. Trata-se dos gatideos e do canito da Nanda. Ganhei particular empatia com o Igor, com quem dormi. Descansem o Igor é o cão da Nanda. Como adoro bichos senti-me em casa. Aliás, como durante todo o fim-de-semana. O meu muito obrigada ao Pedro e à Fernanda pelo carinho com que nos receberam.
Depois, de uma noite bem dormida. Ainda havia um dia cheio para descobrir. Depois de um pequeno-almoço já tardio, fomos passear pelas ruas de Aveiro. O que é certo é que já fui muitas vezes a Aveiro, mas sempre que lá vou fico sempre surpreendida. Sem duvida, das minhas cidades de eleição. Seguiu-se um bom almoço, no Fórum Aveiro. No inicio da tarde, o sol e o calor convidavam um passeio à beira mar. Agora com um novo elemento: a Teresa, amiga do Marco. Lá fomos. Durante a caminhada conversamos, apreciamos o mar, e até serviu para ouvir uns piropos, que despertou a gargalhada. Foi um final de tarde fantástico. Adorei. Mas o relógio não pára e, eu tinha que me fazer à estrada, porque as 21 horas, esperava-me um concerto da Gal Costa em Braga. Numa frase: um fim-de-semana espectacular.

Aveiro Party


Informação: Quanto vale a sua dança?


Como se pode ser solidário dançando por uma causa nobre...

Mais informações em:

http://www.pbase.com/dancewalker/expo_margens__daca_solidaria

jantar da escola dança




Aqui ficam alguns momentos de boa disposição e alegria vividos pela nossa turma de latinas no ultimo jantar da escola de dança. Foram poucos os momentos para dançar uma salsa ou um kizomba mas quando a oportunidade surgiu e ouviu-se no salão a primeira salsa da noite... é ver o pessoal todo como que impulsionado por molas para a pista de dança... acabando até por contagiar com a boa disposição e alegria aqueles que mesmo sem andarem nestas andanças da salsa lá se atreveram a vir para a pista experimentar este ritmo caliente... Boas danças

Sugestões de Junho (Salsa Top 5)


Anacaona - Cheo Feliciano

Vamonos Pal Monte - Eddie Palmieri

Tu Carrito - Carlos Oliva y Los Sobrinos de Juez

Brujeria - El Gran Combo

El Gato - Bobby Valentin y Cano Estremera

Google