Fabián e Esther

É com gosto que vos falo de um par da minha preferência: Fabián e Esther.

Desde criança, Esther não perdia uma oportunidade de dançar e praticava ginástica rítmica. Começou a fazer aulas de dança aos 14 anos e aos 17 formou um grupo de dança infantil, o qual teve bastante sucesso. Tendo como par o seu irmão, entrou em contacto com a salsa num workshop dado em Badajoz, onde residia. Pouco tempo depois, ganharam o Salsa Open de Cadiz, na categoria amadores.

Fabián nasceu em Sevilha, há 24 anos atrás. Desde muito cedo demonstrou o seu interesse pela música e pelo desporto, tendo, durante 8 anos, praticado Taekwondo. Aos 13 anos, a sua mãe convenceu-o a fazer uma aula de dança latina e, desde aí, nunca mais parou. Para se desenvolver, apostou também em aulas de outros ritmos e praticou bastante como autodidacta. Em 2003 conheceu Esther, por intermédio do irmão da mesma, tornaram-se um par e formaram a companhia “Sabor a Fuego”.

Apesar das múltiplas modalidades leccionadas nesta companhia, o foco principal é a salsa dançada em tempo 2, de modo muito elegante, limpo e enérgico.
De entre os multiplos títulos já arrecadados, pode-se destacar o de vice-campeões no Campeonato Mundial de Salsa de Puerto Rico em 2005 e de Campeões no Salsa Open Espanhol, no mesmo ano.

Licelott e Kelvin

Agora é vez do par Licelott e Kelvin. A primeira tem 19 anos, é oriunda de Puerto Rico e dança ballet, jazz, dança moderna e salsa desde os 11 anos. Já o segundo tem 21 anos e provém de Caracas, Venezuela.

Constituem um par há cerca de dois anos e meio e já dançaram em San Francisco, Seattle, Washington, Milão, Roma, Venezuela, Miami, Espanha, Los Angeles, Las Vegas, Coreia, entre outros.


De entre vários prémios já arrecadados, pode-se destacar o terceiro lugar no Congresso Mundial de Salsa de Puerto Rico, em 2006, o primeiro lugar no Congresso de Salsa de San Francisco, também em 2006, e o segundo lugar no World Salsa Open 2007, em Puerto Rico.


Na minha opinião são magníficos... Agora vejam por vocês próprios!


Sugestões Musicais de Janeiro/Fevereiro

Depois de um fim de semana cheio de salsa com o Braga Latina, aqui ficam algumas sugestões musicais.

> Kako Y Azuquita - Panama
> Son Boricua - Campanero 2004
> Hector Lavoe - Para Ochun
> Don Adolfo - Bon Bon De Canela
> Frank Hernandez - Tumbao
> Cal Tjader - Tumbao
> Alfredo De La Fe - Hacha Y Machete
> Hector Rivera Y Su Orquesta - Con Su Permiso
> Javier Vazquez - La China De Mi Barrio
> Edwin Bonilla - Yo Soy La Candela
> Eddie Palmieri - Cafe
> Poncho Sanchez - The Kyper

...ouçam, sintam, dancem! Preferencialmente nesta ordem :).

Só visto!!!





Não consegui resistir a compartilhar este vídeo... estes bailarinos pertencem ao grupo Son Colombianos, que estiveram este fimde semana no Braga Latina... eu contei 95 voltas, agora contem vocês!!!

Braga Latina


BRAGA LATINA
3º CONGRESSO DE SALSA EM BRAGA
15 - 16 DE FEVEREIRO

Luda Kroitor e Oliver Pineda


Olá! Hoje quero falar-vos sobre um par que certamente já conhecem bem: Luda Kroitor e Oliver Pineda.

Consagrados já por cinco vezes campeões mundiais de salsa na categoria em 2, Luda e Oliver possuem uma escola em Sidney, Austrália, a Latin Motion.


Estes tornaram-se um par ainda em crianças, quando dançavam no Lambada Club, por serem os mais baixinhos da turma. Apesar de já terem sido noivos há vários anos atrás, de momento são apenas bons amigos. Também enquanto par já tiveram algumas separações, porém voltaram a juntar-se, uma vez que, tal como refere Oliver, “formam uma excelente parceria”. De referir, ainda, que este par dança em 2, estilo Nova York, misturando influências das danças de salão com um pouco de “sabor”.

Só para dar ideias...

Aqui ficam alguns passos para praticarem no fim-de-semana... Que vos parece? ;)

Em Fevereiro no Muxima...


Fevereiro na Broadway - Coimbra

Pessoal, excursão no dia 22 lá para baixo!
;)

Junior e Emily Alabi


Aqui está um outro par do qual vos gostaria de falar: os irmãos Júnior e Emily Alabi, de San Francisco, California.

Estes impressionam pela sua formidável técnica de giro, elegância e ritmo, o que é ainda mais surpreendente tendo em conta que Júnior tem 22 anos e Emily apenas 18! Ambos dançam desde os 5 anos e meio, tendo já actuado e competido em San Diego, Nova York, Miami, Texas, Puerto Rico, Hong Kong, entre outros.


De momento possuem a Amicitia Dance Company, e revelam que são inspirados por Burju, Frankie Martinez, Juan Matos, Franklin Diaz e Tropical Gem.
Acresce, ainda, referir que foram, em 2006, vice campeões mundiais de salsa em 2, tendo ficado, no ano passado em 3º lugar.

Com tudo isto, de certeza que este par ainda nos reserva imensas surpresas.

Google