Salseiro do mês...Moisés Campos


Os grandes bailarinos nem sempre estão nos espectáculos ou em concursos, somos todos nós.

Quando conheci o Moisés Campos apercebi-me que ele tinha grande harmonia com a música e com a dança… A sua dedicação será um bom exemplo a seguir, excelente bailarino e um óptimo amigo…

Grande DJ ainda em inicio de carreira, mas quem sabe amanhã não será um nome de referencia…

Quando é que despertou a paixão para a dança?

No início de 2001 tive a oportunidade de ver o documentário "Buena Vista Social Club" de Wim Wenders. Esse foi, de facto, o início de tudo. O que me levou à dança não foram seus passos, mas sim, sua música. Depois de alguma pesquisa, não encontrei uma boa escola de latino-americanas em Braga (o que não quer dizer que não existisse) e, como tal, optei por experimentar as danças de salão. Após dois anos tive que efectuar uma paragem por motivos profissionais. Regressei em Outubro de 2006 quando tive conhecimento que o par Nuno e Rita tinham largado o vínculo do Sabor Latino. Pelo caminho participei em alguns workshops de Salsa e Kizomba...

Quando começaste a dançar o que mais te fascinou? E maior dificuldade?

Para um homem, suponho que será sempre os primeiros momentos em que começamos a acreditar que até "conseguimos" e, como tal, começamos a libertar-nos. A maior dificuldade é exactamente o oposto, isto é, "será que consigo?".

O que mais gostas de dançar e porquê?

O que acabou por me saturar nas danças de salão é a extrema rigidez dos passos. Este foi o principal motivo que me levou a optar de vez pelas latinas. Isto tudo porque a Salsa é, para mim, o estilo mais rico, devido à sua mistura, e aquele em que a liberdade não parece ter limites.

Quando estás a dançar, qual é aquela música que te eleva e te faz esquecer que o mundo te rodeia?

A lista pode conter 3 páginas? :)... Mais uma vez, a minha principal motivação é a música, e a forma como posso exprimi-la sob a forma de dança. Sou da opinião que, todo aquele que considera que saber dançar é sinónimo de "muitos passos", nunca o irá saber de facto! Por estes motivos, a resposta a esta pergunta não cabe nesta página...

Eras capaz de fazer da dança/música um modo de vida? Ambicionas um dia fazer?

Suponho que não... Estou muito contente com a minha realização profissional.
Apesar dos meus Professores serem extremamente exigentes e eu tentar corresponder na mesma medida, prefiro ver a música/dança como o meu mais importante hobby. Mas não gosto muito de fazer futurologia, pelo que...

Quais são os teus bailarinos de eleição? Porquê?

Ainda sou demasiado ignorante nessa matéria para poder ter uma opinião sólida. Mas confesso que não me agrada nada o estilo "Cabaret". O par Oliver e Luda impressionam pela velocidade e perfeição dos movimentos. Mas o que realmente valorizo é a forma como é traduzido em dança, aquilo que a música transmite. Neste aspecto, não conheço muitos pares no Mundo com esta valência fincada.

A dança para ti, já se tornou um vício?

Prefiro considerar mais como parte integrante do meu estilo de vida.

Qual o teu diário de dançarino?

Opto pelo Semanário: 3 a 6 horas de treino de dança e 42 horas de música. Aos fins-de-semana gosto de socializar no meio.

Quais são os espaços onde mais gostas de dançar? Porquê?

Não é importante o espaço, porque não quero saber de que cores são as paredes. O mais importante mesmo é quem está a escolher a música. Gosto muito das opções do DJ Bat e Hugo Leite. Como não me importo nada de ficar a dançar a noite toda, também considero que é importante haver um número razoável de elementos do sexo oposto com os quais tenha alguma confiança, visto que sofro de alguma "timidez"... Um último factor: água, muita água... Em garrafinhas de plástico, de preferência.

Se tivesses que descrever a dança numa palavra?

Liberdade

Qual a experiência mais intensa na dança?

LOL... No fim de Agosto tive aquilo que chamei "um momento marcante", daqueles que conseguem alimentar a confiança e a alma... Tratava-se de "Ray Barretto - Indestructible" e ninguém, nem mesmo ela, soube o prazer que me deram aqueles 4 minutos e 16 segundos...


Filme: "Big Fish" de Tim Burton.
Viagem de Sonho: A qualquer lugar, desde que não tenha telemóvel.
Livro: "Perfume - História de um assassino" de Patrick Suskind, "Amor em tempos de cólera" de Gabriel Garcia Marques.
Música: Tantas...
Grupo: Klass Brothers, Horácio "El Negro" Hernandez, ...
Lema de Vida: "Hoje vai ter que ser melhor que ontem!" ou "A evolução não acaba no 'Homo sapiens sapiens'"

Google