A Dança como meio terapêutico


A dança reúne características fundamentais para a realização do humano enquanto indivíduo, ou seja, dá origem ao conhecimento do corpo, da relação psique-corpo e ao conhecimento de si. Actua no corpo anatómico, no corpo social e no corpo psíquico do homem. A gestualidade, a movimentação, a criatividade e a expressão, são partes de sua estrutura.


Com a convicção de que cada pessoa é um dançarino em potencial, a dança vem com o objectivo de ajudar o homem moderno a encontrar uma relação corporal com uma totalidade da própria existência.


Neste sentido, o uso de repetição é normal. Os movimentos devem incluir todo o corpo, e não se deve exigir precisão para não impor restrições à individualidade. A aprendizagem da dança desde suas primeiras etapas, tem como principal objectivo ensinar formas de viver, mover-se e expressar-se no ambiente que rege a vida.


A criatividade é estimulada no sentido de que todos possam ir criando e improvisando os próprios movimentos, suas próprias coreografias, descobrindo novos movimentos, outras possibilidades de aberturas das articulações do corpo, outros ritmos.


A dança fluindo de dentro, fortalecendo e estimulando a criatividade, o desenvolvimento da auto-imagem e da autoconfiança.


À medida que conhecemos os conteúdos presentes no corpo, podemos redimensionar atitudes, reconhecer necessidades, explorar novas percepções e transformar a qualidade da própria vida e, quando integrada ao quotidiano da pessoa, fornece novos níveis de sensibilidade, percepção e consciência.


Deste modo, podemos concluir, que dançar faz bem e recomenda-se... ;)
"No pares, sigue, sigue...no pares !!!"

Google